1. Como efetuar uma reserva?

  • No catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt:
    1º aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
    2º insira os dados de Utilizador Universal (UU); 
    3º efetue a pesquisa da publicação pretendida;
    4º assinale a opção “reservar” e confirme a reserva.
     
  • Nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA
  • Por telefone
  • Por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt)

2. Como posso cancelar uma reserva?

  • No catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt
    1º aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
    2º insira os dados de Utilizador Universal (UU);
    3º selecione o separador “O meu sumário” e aceda à opção “Reservas”;
    4º clique em “Anular” (botão a vermelho).
     
  • nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA
  • por telefone
  • por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt)

3. Como posso consultar as reservas efetuadas?

  • No catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt:
    1º aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
    2º insira os dados de Utilizador Universal (UU);
    3º aceda ao separador “O meu sumário” e selecione a opção “Reservas”.
     
  • nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA
  • por telefone
  • por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt)

4. Como posso pagar uma penalização?

Pode regularizar a situação:

  • no balcão de atendimento em numerário e preferencialmente onde efetuou a devolução;
  • por vale postal ou cheque endereçado a:
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

5. Como posso renovar as publicações que tenho requisitadas?

  • No catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt:
    1º aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
    2º insira os dados de Utilizador Universal (UU);
    3º selecione o separador “O meu sumário” e aceda à opção  “Emprestado”;
    4º selecione o tipo de renovação pretendido: “renovar selecionados” ou “renovar todos”.
     
  • nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA
  • por telefone
  • por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt)

6. Como posso requisitar publicações que se encontram em Depósito?

Para requistar publicações que se encontram em Depósito é necessário:

  • Dirigir-se a um dos balcões de atendimento com a respetiva cota (localização);
  • Preencher o formulário “requisição ao depósito” que se encontra no balcão de atendimento e aguardar que o técnico lhe entregue o documento.
Pode requisitar publicações que apresentem estatuto “regular” mas, caso tenham estatuto “interdito”, só é possível a sua consulta nas salas de leitura.
 

7. Como posso saber se um livro está disponível para requisição?

Aceda ao catálogo bibliográfico das bibliotecas UA em http://opac.ua.pt:

  1. efetue a pesquisa por título, autor ou assunto para confirmar a existência do livro na biblioteca;
  2. na lista de resultados verifique no campo Disponibilidade (se existem exemplares disponíveis para empréstimo).
Para obter mais informações (registo bibliográfico, nº de exemplares e estado) clique no título pretendido.

Caso apresente uma data de devolução, significa que o livro não está disponível uma vez que se encontra requisitado até à data indicada.

8. Como posso saber se uma publicação que reservei já está disponível para empréstimo?

  • no catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt:
    1º aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito); 
    2º insira os dados de Utilizador Universal (UU);
    3º aceda ao separador “O meu sumário” e selecione a opção “Reservas”;
    4º consulte a informação presente na coluna “Estado”, que poderá ser:
“Pendente” – significa que a publicação reservada ainda não foi devolvida;
“Exemplar reservado” – a publicação já se encontra disponível no balcão de atendimento.

Recebe também um email da biblioteca a informar que a publicação reservada já se encontra disponível no balcão de atendimento, ficando guardada durante dois dias.

9. Como posso verificar a data de devolução das publicações que tenho requisitadas?

  • No catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt:
      1º - aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
      2º - insira os dados de Utilizador Universal (UU);
      3º - no separador “o meu sumário”, verifique a data de devolução do(s) exemplar(es) emprestado(s).
     
  • Nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA
  • Por telefone
  • Por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt)

10. Na impossibilidade de deslocação à biblioteca, como posso devolver as publicações dentro da data limite?

Na impossibilidade de se deslocar à biblioteca, a devolução das publicações pode ser efetuada por terceiros ou através do envio por correio registado. Neste caso, a data de carimbo dos correios é a considerada na averiguação do cumprimento da data de devolução e eventual aplicação de penalização por atraso.

Mais informação sobre a morada em: https://www.ua.pt/pt/sbidm/espacos-horarios

11. Não tendo nenhuma ligação à Universidade, posso requisitar publicações nas bibliotecas da UA?

Sim. Para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário deverá requerer o Cartão de Utilizador Externo nas bibliotecas.

A sua emissão é feita mediante as seguintes condições:

  • preenchimento de uma ficha de inscrição fornecida pela biblioteca;
  • pagamento de uma jóia de (euro) 20 € e de uma anuidade de (euro) 15 € para o Cartão de Utilizador Externo Individual;
  • pagamento de uma jóia de cinquenta (euro) 50 € e de uma anuidade de (euro) 40 € para o Cartão de Utilizador Externo Institucional;
  • apresentação do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, uma fotografia tipo passe e o comprovativo de morada.

12. O que é necessário para requisitar publicações das bibliotecas da UA?

A requisição de publicações é efetuada no balcão de atendimento das Bibliotecas da UA mediante apresentação do cartão da UA que é pessoal e intransmissível.

A requisição de publicações deve ser efetuada até quinze (15) minutos antes do encerramento da biblioteca e o número de requisições varia consoante o estatuto do utilizador.

13. Onde posso devolver as publicações requisitadas?

De acordo com o regulamento das bibliotecas da UA, as publicações devem ser devolvidas na biblioteca onde foram requisitadas.

A devolução pode ser efetuada no balcão de atendimento ou por correio registado.
A morada para envio por correio pode ser consultada em https://www.ua.pt/pt/sbidm/espacos-horarios. Neste caso, a data de carimbo dos correios é a considerada na averiguação do cumprimento da data de devolução e eventual aplicação de penalização por atraso.

Após efetuada a devolução, receberá no seu email da UA um comprovativo da mesma.

14. Posso pedir a um colega que requisite publicações por mim?

Não.
O empréstimo domiciliário é facultado aos detentores de cartão da UA, Cartão de Antigo Aluno – Rede Alumni UA ou de Cartão de Utilizador Externo, sendo pessoal e intransmissível e implicando sempre a sua apresentação.

 

15. Posso requisitar e/ou consultar publicações em todas as bibliotecas da UA?

Sim, pode requisitar ou consultar publicações em qualquer uma das bibliotecas: Biblioteca da UA, Mediateca, Biblioteca Domingos Cravo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), Biblioteca da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN).

A requisição de publicações deve ser efetuada até 15 minutos antes do encerramento da biblioteca e o número de requisições varia consoante o seu estatuto de utilizador.

16. Posso requisitar publicações que apresentem estado Condicionado?

Sim, pode requisitar publicações com estado Condicionado durante 24 horas. O não cumprimento do prazo indicado, implica uma penalização de 0,50 cêntimos por cada dia/obra de atraso.

Estes livros fazem parte da bibliografia recomendada pelos professores, para as diferentes disciplinas.

17. Posso reservar um livro que se encontra disponível na estante?

Não. A reserva de uma publicação só é permitida se esta estiver requisitada por outro utilizador. Se o exemplar estiver disponível na estante, é necessário dirigir-se à biblioteca para efetuar a sua requisição ou consulta.

18. Posso solicitar a um colega que devolva as publicações que requisitei?

Sim. As suas publicações podem ser devolvidas por terceiros.

19. Quais as funcionalidades do espaço pessoal?

O espaço pessoal permite:

  • renovar empréstimos;
  • efetuar e cancelar reservas de publicações; 
  • consultar:
  • os empréstimos e as penalizações;
  • aos dados pessoais;
  • o histórico das pesquisas e dos empréstimos;
  • as listas temáticas.

20. Quantas publicações posso requisitar nas bibliotecas da UA e por quanto tempo?

O número de requisições varia consoante o tipo de utilizador:

21. Quantas publicações posso reservar?

Tem a possibilidade de efetuar duas (2) reservas em simultâneo.

22. Quantas vezes posso renovar uma publicação?

Tem a possibilidade de efetuar até duas (2) renovações consecutivas, desde que os exemplares que possue não se encontrem reservados por outros utilizadores ou fora do prazo de devolução.

23. Que tipo de publicações posso pesquisar no catálogo?

Pode pesquisar diversas tipologias de documentos, nomeadamente:

  • livros
  • revistas
  • partituras
  • obras de referências (dicionários/enciclopédias)
  • registos sonoros
  • entre outros

24. Se devolver uma publicação fora do prazo estipulado, tenho alguma penalização?

Sim. A não devolução ou falta de renovação de uma publicação dentro dos prazos fixados no regulamento das bibliotecas da UA implica:

  • o pagamento de 0,50 cêntimos por publicação e por cada dia de atraso;
  • a suspensão do direito de requisição de publicações enquanto se verificar o atraso.
A requisição e renovação de publicações só serão permitidas após a regularização da dívida.

25. Se perder ou danificar um livro da biblioteca, o que devo fazer?

Em caso de perda, extravio ou inutilização/dano de uma publicação, o utilizador fica obrigado a repor um exemplar igual, da mesma edição ou uma edição mais atualizada.
Caso a publicação esteja esgotada, o cálculo da importância a pagar pelo utilizador é feito tendo em conta o valor real e estimativo da publicação, bem como todas as despesas inerentes ao respetivo processo de recuperação ou aquisição.

26. Sendo antigo aluno da UA posso requisitar livros das bibliotecas?

Sim. Os antigos alunos da Universidade de Aveiro têm a possibilidade de se registar na REDE ALUMNI  criada pela própria Universidade. Após o registo, é gerado o Cartão de Antigo Aluno – Rede Alumni UA, que deverá apresentar nos balcões de atendimento.

Para ativar a sua conta nas bibliotecas, deverá aceder ao catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt,  selecionar a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserir os dados de Utilizador Universal (UU).

Pode usufruir de um total de 10 publicações (8 livros + 2 revistas) durante 10 dias úteis e com direito a duas renovações.

Mais informação em: https://www.ua.pt/alumni/ | https://sigaaa.ua.pt/registo.aspx

27. Sou novo aluno, docente, investigador ou funcionário da Universidade de Aveiro (UA). O que é necessário para usufruir do serviço de empréstimo das bibliotecas?

Ativar a sua conta nas bibliotecas, através do catálogo bibliográfico, disponível em http://opac.ua.pt,  selecionando a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserindo os dados de Utilizador Universal (UU).

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